13/06/2024
Ipem realiza Operação Energia Segura com a fiscalização em fios e cabos elétricos
Segundo o instituto, a operação tem o objetivo de garantir a segurança da população na hora de realizar as compras de materiais para uma obra
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado de Roraima realiza, até sexta-feira (14), a Operação Nacional Energia Segura, em conjunto com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A ação consiste em visitar lojas de materiais de construção do estado e verificar se os fios e cabos elétricos à venda estão de acordo com a norma vigente.

Conforme o gerente de conformidade do instituto, Vitor Alves, a operação tem o objetivo de garantir a segurança da população na hora de realizar as compras desses materiais para uma obra. Informou ainda que, nesta edição, a equipe busca fiscalizar cerca de 60 empresas roraimenses.

"Essa operação acontece em todo o Brasil. Dividimos duas equipes para fiscalizarmos o máximo de empresas possíveis. Em Roraima, a maioria está dentro da legalidade, mas ainda assim buscamos levar orientação para que a empresa dê garantia de qualidade ao consumidor", explicou.

O profissional afirmou que, caso a empresa venda um produto irregular, de acordo com o Inmetro, será realizado uma apreensão cautelar do produto e a companhia será notificada. É dado o prazo de 10 dias para que mostre a nota fiscal do produto.

"Se a empresa tiver a nota, será elaborado um processo em cima do fabricante ou distribuidor do produto. Se não tiver, serão dois processos, um para o fabricante e outro para a própria empresa. Depois, haverá a penalidade. É importante que a população também esteja atenta aos produtos que ela consome, até para evitar incêndios causados por problemas de fiação", disse.

Ressaltou também que a população pode consultar a regularidade de materiais indo até a sede do Ipem, localizada na Avenida Surumu, 1719, no bairro São Vincente. O instituto funciona a partir das 7h30 e vai até às 13h30.

Na operação, entre os itens que serão verificados, estão:

❑ Cabos de potência com isolação sólida extrudada de cloreto de polivinila (PVC) ou polietileno (PE) para tensão de até 1 kV, abrangidos pela ABNT NBR;
❑ Cabos e cordões flexíveis com isolação extrudada de polietileno clorossulfonado (CSP) para tensões até 500 V;
❑ Cabos e cordões flexíveis isolados com policloreto de vinila (PVC) para aplicações especiais em cordões conectores de aparelhos eletrodomésticos, em tensões até 500 V;
❑ Cabos flexíveis isolados com borracha etilenopropileno (EPR) para aplicações especiais em cordões conectores de aparelhos eletrodomésticos, em tensões até 500 V, abrangidos pela ABNT NBR.

Uma das empresas aprovadas após a fiscalização do Ipem está localizada no bairro Mecejana. Segundo o subgerente de vendas, Victor Oliveira, é importante que haja uma organização para se atentar às normas exigidas pelo Inmetro e, assim, oferecer um produto de qualidade ao consumidor.

"Em relação à parte elétrica, há vários fatores que podem trazer transtornos à população. Às vezes, uma instalação mal feita, com um cabo mal colocado ou não certificado, pode gerar incêndios", complementou.

Fonte: Folha BV